Leandro Garcia – Divulgação.
Livro será lançado na Academia Mineira de Letras no dia 30/08
A Academia Mineira de Letras promove o lançamento do livro “Jorge de Lima – Alceu Amoroso Lima – Correspondência”, do professor e escritor Leandro Garcia. Com cartas inéditas, esta é a primeira vez que se publicam correspondências de Jorge de Lima. O evento de lançamento ocorre em 30 de agosto, às 19h, com palestra que aborda aspectos relevantes dessa literatura epistolar.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.
Para Leandro Garcia, “ler uma correspondência não é apenas ter contato com determinados textos epistolares, é algo que vai mais além, é adentrar e participar de um intricado mundo de relações que é pensado e compartilhado nas missivas”.
Assim, a correspondência inédita entre Jorge de Lima e Alceu Amoroso Lima é rica em temas e assuntos debatidos: literatura, política, religião, pessoas e a forte amizade que os unia. Vários são os nomes que atravessam essas cartas: Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Aluísio Branco e tantos outros escritores que formam uma complexa rede de sociabilidade cultural ora revelada neste epistolário.
Neste momento em que é celebrado o centenário do modernismo brasileiro, essas cartas ajudam a (re)avaliar a modernidade brasileira e suas complexidades, especialmente a contribuição dada pela imensa obra de Jorge de Lima, bem como a sua avaliação crítica feita por Alceu Amoroso Lima.
Leandro Garcia é licenciado em Letras pela Universidade Castelo Branco (RJ); Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ; Doutor e Pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-RJ e Pós-doutor em Teologia pela FAJE-BH; É professor de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFMG, atuando nos ensinos de graduação e pós-graduação. O escritor é especialista na obra e no pensamento de Alceu Amoroso Lima.
SERVIÇO:
Academia Mineira de Letras
Lançamento do livro “Jorge de Lima – Alceu Amoroso Lima – Correspondência” e Palestra – com professor Leandro Garcia
Data: 30 de agosto, às 19h
Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro
Entrada gratuita
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br
Deixe uma resposta