“MELHOR CIDADE”, QUE PROMOVE A INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS QUE VIVEM NO ENTORNO DO MALL, ESTÁ DE CARA NOVA

Iniciativa recebe participantes com agenda de atividades culturais e de lazer gratuitas, além de ações pautadas em solidariedade

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de muita gente devido ao isolamento social. Mas com a crise sanitária praticamente controlada, enfim, essa realidade mudou, e um dos grupos mais afetados – das pessoas com mais de 60 anos – pode voltar a sorrir, aliviado, com a retomada das atividades presenciais de forma segura. Com a chegada do Dia do Idoso, comemorado neste sábado (1o), o Shopping Cidade celebra a retomada de um projeto especial voltado para essa população. O Melhor Cidade, que transforma a vida de idosos que moram no entorno do Shopping Cidade por meio de atividades de lazer e cultura gratuitas, trabalha agora para contornar o impacto de sua paralização, já que antes da interrupção da iniciativa, além das 150 pessoas atendidas, havia lista de espera pra participar do projeto.

A boa-nova da temporada é que, junto com os ventos que sopraram o fim do inverno e das severas restrições de distanciamento social, o Melhor Cidade voltou à ativa no último dia 5 e de cara nova, carregando o slogan “um novo sentido para a longevidade”. Segundo a gerente de marketing do Shopping Cidade, Marcela Castro, foram feitas melhorias no projeto que visam aproximar e acolher ainda mais as pessoas nesta fase da vida, representantes de parte significativa da nossa sociedade, mas que nem sempre é integrada na comunidade. “Vimos uma necessidade de reinvenção, justamente para corroborar com os novos tempos e a ampliação na expectativa de vida da população, que deixa a ideia de ‘limitação’ para trás. Os idosos também devem conviver e ocupar os espaços da cidade, carecendo de momentos de bem-estar, saúde e diversão. Estamos no centro de uma das capitais mais expressivas do país, por isso, também precisamos contribuir para essa mudança com ações que dão o exemplo”, ressalta.

As novidades chamam atenção logo na identidade visual, com cores mais vibrantes que remetem à vivacidade que o projeto busca levar para a vida dos participantes. O espaço físico dedicado exclusivamente ao Melhor Cidade, no estacionamento G10 do Shopping Cidade, também foi reformado para atender as diversas atividades previstas na programação, recebendo melhorias que vão das paredes ao piso, com nova pintura e até um piso de grama pensado no aconchego e conforto dos participantes.

No que diz respeito à programação, as semanas de setembro já começaram animadas e as próximas prometem ainda mais momentos de lazer, de segunda a quinta-feira. No período da manhã, acontecem duas atividades, geralmente, das 9h às 10h e das 10h às 11h, entre elas, aulas de Ioga, rodas de conversa com psicólogo, Clube da Pintura, alongamento e aulas de ginástica. Um pacote completo que auxilia na promoção do bem-estar físico e mental dos idosos, mas não acaba por aí.

“Incluímos na programação parcerias com operações do shopping para levar mais benefícios ao projeto. Por exemplo, o delicioso ‘Café Filosófico’, atividade que completa o projeto e compreende um belo cafezinho com guloseimas mineiras, como pão de queijo, goiabada, queijos e biscoitinhos. O encontro conta com apoio da loja Lá No Mercado, especialista em especiarias típicas do estado. Já a Livraria Leitura apresenta seu ‘Clube da Leitura’, atividade em que os participantes podem discutir literatura e imergir nas obras dos seus autores favoritos. Também são oferecidas pelo Cineart cortesias para sessões de cinema às quartas-feiras. E, para fechar, o spa dos pés, com a Usaflex, traz um momento único de relaxamento para eles”, detalha Marcela Castro, gerente de marketing do Cidade.

Outra novidade do Shopping voltada para a melhor idade, inclusive para quem não participa do Melhor Cidade, foi a criação da “Noite do Vinil”, às segundas-feiras, das 19h às 19h40, como parte da nova programação do consolidado Happy Hour do Cidade. No momento, a “velha guarda” e os amantes do som à moda antiga, são embalados pelo nostálgico som da vitrola, e ainda podem levar seus próprios discos para tocar, a cada semana, em uma das praças de alimentação do empreendimento, nos pisos Tupis, Goitacazes e GG.

Ampliando o bem

Um grande parceiro do Melhor Cidade é o movimento Tio Flávio Cultural, uma rede de voluntários que promove mais de 80 projetos sociais, muitos deles voltados para a terceira idade, e que são responsáveis pela transformação de milhares de vidas. A iniciativa tem como propósito ressignificar esse momento da vida para a população com mais de 60 anos, levando conversas, trocas, momentos de entretenimento e lazer, especialmente para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Com o apoio do movimento, o Melhor Cidade traz um olhar ainda mais atento e cuidadoso para aprimorar o projeto e a qualidade das atividades aos inscritos. Pensando nisso, a abertura do ‘Café Filosófico’ foi guiada pelo Tio Flávio, apelido carinhoso dado ao palestrante e coordenador do movimento, Flávio Tófani, no último dia 15.

Como a proposta de ambos os projetos é expandir as ações de bem-estar para os idosos, os inscritos da temporada do Melhor Cidade são convidados a contribuírem, a cada mês, com doações de diferentes itens básicos a serem encaminhados para ILPIs, entidades e iniciativas carentes. Em setembro, por exemplo, a doação solicitada da vez será um litro de leite. Nesta temporada, acontece também a troca de cartas entre idosos de diferentes instituições apoiadas pelo Tio Flávio com alguns dos participantes do Melhor Cidade. Dessa forma, é possível criar laços e levar a experiência do projeto para outras pessoas na mesma fase da vida, porém numa situação de maior vulnerabilidade social.

Pra quem deseja fazer parte desse time “prateado” – como, carinhosamente, os idosos são chamados –, é importante reforçar que a principal premissa do empreendimento com o projeto é a verdadeira integração de sua comunidade no entorno. “Além de termos o número restrito de 150 inscritos por temporada, o Melhor Cidade contempla exclusivamente idosos acima de 60 anos que morem no entorno do shopping: Rua Goitacazes, entre os números 300 e 407, Rua Rio de Janeiro, dos números 838 a 941, Rua Tupis, entre os números 250 e 375 e Rua São Paulo, entre o 885 e 994; além dos edifícios Octaviano de Almeida, Aljan e Senhora de Fátima, e convidados pelo Condomínio do Shopping Cidade. Reforçando, assim, nosso compromisso com a comunidade que nos acolhe, e propiciando também uma maior valorização desta região que tanto amamos”, finaliza a gerente de marketing. Atualmente, todas as vagas disponíveis para participação do Melhor Cidade estão preenchidas.

 

SERVIÇO

RETOMADA DO PROJETO MELHOR CIDADE

De segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde

 

PROGRAMAÇÃO:

Ioga

Alongamento

Café filosófico com Lá no Mercado

Roda de conversa com psicólogo

Ginástica

Clube da Leitura com Livraria Leitura

Spa dos pés com Usaflex

Happy Hour 60+

Matinê Cinema

Mais informações: http://conteudo.shoppingcidade.com.br/

Rua Tupis, 337 – Centro