Ava Rocha – Foto Caca Meirelles.
A partir da pergunta “o que é um rio?”, artistas convidados conduzem o público a uma nova experiência no museu
Brumadinho, MG – Dando continuidade ao programa “O que é…?”, no dia 26 de maio o Inhotim promove a segunda edição e traz a pergunta “O que é um rio?”. A provocação é o impulso para o público experimentar o museu em suas diversas áreas: Arte, Educação, Música e Botânica. A edição conta com o artista davi de jesus do nascimento e seu pai, Davi Nascimento, o mestre griot senegalês, Pape Babou Seck, e a cantora e compositora Ava Rocha com o show Femme Frame Rio.
Serão três momentos ao longo do dia – às 11h, 14h e 16h – em que o público é instigado a refletir sobre este interrogante a partir de diferentes linguagens e participar de ações, falas públicas e visitas temáticas no Instituto. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas no local, por ordem de chegada.
“O projeto parte sempre de uma pergunta poética como mote para experimentarmos o Inhotim de forma integral e transdisciplinar. Pensar a pedra, o rio, os sonhos é também uma forma de valorizar diferentes formas de vida, de conhecer e de criar. Queremos com o projeto propor a convivência e o diálogo como condição fundamental para a construção coletiva do conhecimento, na potente intersecção entre arte e natureza”, diz Gleyce Kelly Heitor, Diretora de Educação do Inhotim.
Serão, ao todo, seis encontros, tendo como mote urgências contemporâneas, tais como: O que é uma planta? O que é um sonho? O que é transmutar?, entre outros. O programa “O que é…?” é patrocinado pela Vale e o Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“O QUE É UM RIO?” – PROGRAMAÇÃO
Domingo, 26 de maio
11h – Canoeiro se presenteia com remos, com Davi Nascimento e davi de jesus do nascimento
Davi Nascimento (BA) herdou de seus ancestrais saberes sobre embarcações e respeito às águas. Seu filho, Davi de Jesus do Nascimento (MG), convive desde pequeno com essa sabedoria, que deságua hoje em seus trabalhos artísticos. Abrindo a edição de maio de “O que é um rio?”, pai e filho conversam sobre o rio e tudo aquilo que ele toca. Ao fim da conversa, um barco produzido em uma oficina com jovens de Brumadinho vai ser instalado no lago próximo ao Tamboril, onde será a atividade.
Local: Tamboril
Horário: 11h
Duração: 1h
Público: 50 vagas (ordem de chegada)
14h – Ser Griot, Ser Rio com Pape Babou Seck (Senegal)
Assim como as correntes do rio, os ritmos dos tambores d’água mostram que a ancestralidade não é algo que está no passado, mas que evoca um tempo duradouro, imenso e ainda presente. Em uma apresentação na Galeria Galpão, Pape Babou Seck, mestre griot senegalês da região de Saloum, traz tradições orais africanas e suas pedagogias, com a entidade Rio como grande conselheiro. Inscrição no local meia hora antes do evento.
Local: Galeria Galpão
Horário: 14h
Duração: 1h
Público: 50 vagas (ordem de chegada)
16h – Femme Frame Rio, com Ava Rocha
Adaptado especialmente para o Inhotim, Femme Frame Rio é um show de voz e piano em que Ava Rocha é acompanhada por Chicão. Nele, fluxos de seu repertório gravado e inédito se fundem a clássicos da música. Performática e emotiva, a apresentação é como um poema vivo que vai se tecendo em fluxo contínuo, com o rio como protagonista. O show vai ser próximo da obra Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica.
Local: Magic Square
Horário: 16h
Aberto ao público
INFORMAÇÕES GERAIS
INSTITUTO INHOTIM
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.
Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim abre também às terças-feiras.
ENTRADA
Inteira: R$ 50,00 | Meia-entrada*: R$ 25,00.
*Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/
ENTRADA GRATUITA
Inhotim Gratuito:
Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas; Domingo Gratuito Inhotim B3: último domingo do mês é gratuito; moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; Crianças de 0 a 5 anos.
LOCALIZAÇÃO
O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.
INHOTIM LOJA DESIGN
A loja do Inhotim, localizada na entrada do parque, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional. É possível adquirir os produtos também na loja online.
GASTRONOMIA
O Inhotim oferece aos visitantes diferentes opções para alimentação. No tradicional Restaurante Tamboril, o público encontra um ambiente integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea, com um cardápio a preço fixo, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos. Já o Restaurante Oiticica, localizado próximo à obra Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, traz refeições self-service a quilo, com menu que inclui saladas e opções de caçarolas quentes. O Café das Flores, situado próximo à recepção do Inhotim, oferece em seu cardápio o clássico pão de queijo mineiro, além de opções de lanches, bolos e café. Mais opções de cafés, lanches rápidos, hambúrgueres e sobremesas são servidas nas imediações da Galeria True Rouge pelo OOP Café, na Galeria Miguel Rio Branco pelo Bayo, e na Galeria Galpão com a hamburgueria Hack. Completam as opções de alimentação no Inhotim a Casa de Sucos e a Pizzaria do Teatro.
O Inhotim tem a Vale como Mantenedora Master; a Cemig como parceira estratégica; Shell, Itaú e B3 como Patrocinadores Master e conta com o Patrocínio Ouro do Santander, da Volvo e da CBMM. Os patrocínios são viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Deixe uma resposta